Relógio de ponto

Relógios de Ponto eletrônicos e cartográficos para todos os tipos de empresas.

Empresas com mais de dez empregados devem fazer o controle da jornada de trabalho através da marcação de ponto. Geralmente através de relógios de ponto. Mas há outras formas para esse controle. O ponto é nada mais do que um documento que registra as horas trabalhadas por um funcionário, bem como quantas destas serão horas extras e quantas horas o funcionário tem direito a receber ao final do mês. A empresa fica livre para escolher o tipo de marcação ou equipamento, sendo em alguns casos obrigatório o registro eletrônico do ponto, ou o sistema de relógios de ponto.

Empresas onde vários funcionários exercem funções distintas pode tornar necessário diferentes tipos de ponto.

Então, ao decidir sobre o melhor tipo de controle de ponto para sua empresa, você tem de levar em consideração a quantidade de funcionários e o fluxo nas horas de entrada e saída. Talvez um só ponto não atenda corretamente a demanda de sua empresa, prejudicando tanto o empregador quanto o empregado na hora de marcar a hora de entrada e saída do trabalho e criando um clima ruim no ambiente.

O lugar deve ser seguro para o posicionamento de seu ponto e onde o departamento financeiro de sua empresa ou alguém de sua confiança pode monitorar sua utilização. A instalação de uma câmera pode até ser feita, evitando assim que hajam modificações ou preenchimentos indevidos nos pontos dos funcionários e protegendo a empresa de fraudes e prejuízos.

Qualquer solução é melhor do que nenhum controle pois sem um registro de horários a empresa corre o risco de sofrer uma ação trabalhista reivindicando horas extras. O livro ponto também é uma solução muito limitada pois apesar de haver um controle do horário de entrada e saída a contabilização das horas trabalhadas é extremamente trabalhosa e na maioria das vezes inviável. Conheça abaixo algumas soluções mais práticas para fazer o controle de ponto dos seus funcionários e lembre-se: O melhor relógio de ponto para sua empresa é aquele que atende as necessidades particulares do seu negócio.

Atenta na hora da escolha de relógios de pontos ideais para sua empresa, opções de mercado, vantagens e desvantagens.

Para pequenas empresas

Relógio ponto cartográfico

É ideal para o controle de empregados domésticos ou de uma pequena empresa.

Esse modelo de relógios de ponto imprime os horários de chegada e saída dos colaboradores em um cartão ponto de cartolina, destacando em vermelho as marcações realizadas fora do horário como atrasos ou horas extras. O relógio pode sinalizar os horários de início e fim de turno através de um toque musical ou acionando uma sirene externa.

Vantagens:
Muito fácil de instalar e de usar;
O relógio cartográfico é mais barato que as opções informatizadas.

Desvantagem:
Os cálculos precisam ser feitos manualmente;
Um empregado pode marcar o ponto por outro.

muito alto, os relógios cartográficos são excelentes opções e que demandam muito pouca ou quase nenhuma manutenção.

Para todas as empresas

O ponto eletrônico

É a forma mais prática e segura para controlar a jornada de trabalho em empresas de qualquer porte.

Os usuários registram os horários de entrada e saída digitando sua matricula, usando um cartão ou a sua impressão digital. Esses registros são armazenados na memória do equipamento e posteriormente são processados por um software que faz todos os cálculos necessários e pode gerar diversos relatórios.

Após a Portaria 1510 do MTE que regulamentou seu uso, essa solução passou a ser conhecida como REP (Registrador Eletrônico de Ponto).

Vantagens:
Os cálculos são automáticos;
O uso da biometria impede que um empregado faça a marcação por outro.

Desvantagem:
Somente produtos homologados pelo Ministério do Trabalho e certificados pelo Inmetro oferecem a segurança jurídica necessária.

Para órgãos públicos

Órgãos públicos e empresas amparadas pela Portaria 373/11 do MTE podem usar um relógio de ponto eletrônico sem impressora.

A portaria 373 do MTE permite o uso de soluções alternativa de ponto eletrônico desde que exista um acordo coletivo entre a empresa e o sindicato dos trabalhadores. Essa modalidade apresenta basicamente os mesmos requisitos do REP, porém sem a necessidade do recibo impresso.

Vantagem:
Dispensa o uso da impressora.

Desvantagem:
É obrigatório que o acordo coletivo da empresa com o sindicato especifique essa alternativa para o controle de ponto.

Possuindo diferentes necessidades de empresas de qualquer porte e segmento. A Adeltec é autorizada da marca Henry e conta com uma equipe treinada e qualificada para venda e prestação de serviços de instalação e assistência técnica.

Leave a Reply