Especialista dá dicas para quem tenta se recolocar no mercado de trabalho

Especialista dá dicas para quem tenta se recolocar no mercado de trabalho

Quem está fora do mercado de trabalho pode renovar as esperanças de encontrar uma vaga neste final de ano com opções temporárias, ou traçar novas estratégias para se recolocar no próximo ano, quando se espera uma melhora no mercado de trabalho. Para renovar as esperanças, veja essas dicas de Irene Azevedoh, diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança da Lee Hecht Harrison América Latina.

De onde tirar energia para continuar buscando uma recolocação em 2018?

O profissional deve revisitar sua trajetória, motivações, interesses, talentos, e definir os próximos ou novos o objetivos de carreira que deseja seguir: novo emprego, empreendedorismo, consultoria, vida acadêmica ou até mesmo a aposentadoria. Um processo de autoconhecimento, reinvenção e abertura pessoal é necessário para ser bem-sucedido nesse momento

Acionar antigos colegas de trabalho pode ser uma boa para tentar uma indicação?

Não adianta apenas acionar a rede de contatos quando precisa. O networking não funciona assim. Ele é uma troca mútua e permanente, um investimento de longo prazo. É importante manter aquecido o networking, este movimento tem que ser contínuo.

Em termos práticos, como aumentar as chances de ser contratado?

O essencial é não ficar parado. Deve-se apostar no desenvolvimento de carreira com novos cursos, por exemplo. Este é um tempo de novos aprendizados, novas experimentações e novos relacionamentos e, principalmente, ter determinação e foco.

Fonte: Gauchazh